terça-feira, 29 de março de 2011

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA-2011 a 2010
O documento de referência: Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, suas diretrizes e estratégias de ação tiveram como principal objetivo mobilizar os sistemas de ensino, órgão educacionais, indicar as diretrizes e estratégias de ação para PNE-2011-2010. Este documento atingiu todas as modalidades de ensino constituídas por representantes do governo e sociedade civil pela qualidade e valorização da educação, em todo o território nacional.
Primo por discutir os três eixos primordiais: EIXO 1 - PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: Organização e regularização da educação nacional - pelo documento elaborado quem deve garantir é o Estado pelos seguintes documentos: Constituição Nacional - 1988 Leis de Diretrizes e Bases da educação-1996, Plano Nacional de Educação-2001-2010, declaração universal dos direitos humanos e pacto Internacional de Direitos Sociais econômicos e culturais de 1966, e Estatuto da Criança e Adolescência. Todos esses documentos garantem a educação como formação integral do indivíduo, observado a qualidade nos serviços além de estabelecer garantias a pesquisa, diversidades, inclusões, formação aos professores e metas salariais, gestão democrática, participativa, currículos e PIB. Esse eixo talvez um dos mais importantes por discutir as questões salariais e formações aos professores deve de fato, ser observado em todas suas dimensões. Na mesma linha de crítica e concordando com Ghiraldlli(2010) o professor deve ter condições para o seu trabalho como intelectual da cultura, tendo condições de comprar seus livros, acessar a internet, ir aos estabelecimentos para pesquisar, ter condução , matérias e outros. Isto lhe dará condições de um ensino de qualidade, de investimentos, ele precisa se qualificar por isso priorizar o conhecimento como instrumento de trabalho.
NO EIXO 2 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA E AVALIAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS MATERIALIZADAS COM A AVALIAÇÃO DA SOCIEDADE. A gestão democrática forma cidadãos críticos, decisivos, uma sociedade com garantia de autogoverno e condições de igualdade, liberdade, justiça e diálogo em todas as esferas. Políticas públicas no intuito com oferta da educação básica de qualidade com acesso e permanência dos estudantes.
NO EIXO 3 – FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: Alcançado no âmbito das políticas públicas, como direito, valorizando a categoria, jornada de trabalho como momento de construção e ampliação do conhecimento este eixo retrata a grande importância da discussão. Professor bem pago gera qualidade de ensino

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