terça-feira, 29 de março de 2011

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

1- O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI?
2- Qual a importância do PDI para as Instituições de Ensino Superior?

O Plano de Desenvolvimento Institucional faz uma análise da IES sendo um documento que delineia o projeto institucional e contempla o seu plano de gestão por um período determinado, elaborado como o conjunto de idéias que norteiam sua ação de forma planejada, participativa e contextualizada.
Assim, ao formular o seu plano institucional, a IES deve ser capaz de projetar as suas ações com vistas aos interesses maiores da sociedade, observando e analisando as questões reais do contexto a qual está inserida, o seu trajeto histórico, atores e cenários possíveis. Cada sociedade tem seus interesses, objetivos, metas, ações. É de fundamental importância que o planejamento estratégico alcance os objetivos almejados.
A participação democrática na construção deste documento pressupõe o reconhecimento de uma sociedade dinâmica politicamente organizada. Por isso, nesse contexto é necessário certo jogo social uma vez que se lida com afinidades e diferenças.
O pensamento estratégico deve está concentrado nos problemas, e não nos setores, e em políticas públicas claramente direcionadas para a vida acadêmica em toda a sua amplitude. Portanto o PDI das IES deve ser capaz de desenvolver seu projeto institucional baseado em um planejamento participativo, democrático e de acordo com a realidade de cada sociedade não esquecendo a missão, os valores definindo com clareza as metas que pretende atingir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário