terça-feira, 29 de março de 2011

A PRIMEIRA TAREFA DO PROFESSOR
A primeira tarefa do professor sem dúvida alguma é ensinar o aluno a ver... Mas tendo uma visão de mundo politicamente organizado e globalizado com direitos e deveres a serem seguidos e repassados, é o ser cidadão. A segunda é apontar... E o aluno deve seguir a direção apontada denotando uma interação entre ambos é a zona proximal tão explicada por Vygotsky. Ser flexível, nortear princípios e valores, amar o que faz. Ter conhecimento, fazer e conviver.
O professor do ensino superior tem uma responsabilidade enorme no progresso e no crescimento científico da sociedade atual. Ao admitir-se que esta sociedade está em permanente mudança, implicando alterações culturais, sociais, econômicas e políticas, é preciso considerar os efeitos dessas transformações para o exercício da docência no ensino superior. O professor, na condição de transmissor e produtor de conhecimento, vive, atualmente, a fragilidade e a precariedade desse mesmo conhecimento, necessitando de formação constante de novos saberes, de forma a construir novos ambientes de aprendizagem que conduzam os alunos ao exercício reflexivo de concepções e de uma compreensão multidisciplinar dos fenômenos.
Ainda, o professor deve conhecer as diretrizes, os parâmetros, a legislação, os planos de desenvolvimento nacional que regem todo o processo educacional de ensino superior e como bem cita o autor do apostilado: “para um educador, conhecer a legislação educacional é questão fundamental para melhorar a qualidade do seu trabalho pedagógico”.

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