segunda-feira, 28 de março de 2011

projeto político pedagógico

Assunto: Projeto Político Pedagógico


O projeto pedagógico ou projeto político pedagógico de uma unidade escolar deve conter em sua maioria: Dados de identificação (nome da escola, entidade mantenedora, grau de ensino, endereço completo, telefone para contato), Apresentação e caracterização da Escola (histórico, data de fundação, números de alunos e séries, perfil sócio-econômico da clientela), Justificativa, Diagnóstico da realidade, Visão de educação, escola e sociedade, Tendências Pedagógicas, Filosofia da escola, Objetivos Gerais e Específicos para cada nível, Perfil do Educando que se pretende formar, Metas e Ações, Avaliações, Referencial bibliográfico.
O Projeto Político Pedagógico indica o rumo que a escola deve percorre, correspondendo às tomadas de decisões educacionais pelos agentes escolares que o concebem, planejando, executando e avaliando sempre, tendo por base a organização do trabalho escolar de forma integral. É, portanto, um instrumento teórico – metodológico que a escola elabora de forma coletiva com a participação da comunidade escolar, em busca de um caminho que remeterá à realização da melhor maneira possível da função educativa.
Quando a escola é capaz de construir, programar e avaliar a sua Proposta Pedagógica, coletivamente, ela propício uma educação de qualidade, exercendo a sua autonomia pedagógica, conforme o art. 14 da Lei 9394/96 que preceitua sobre a questão democrática do sistema de ensino público. O Trabalho participativo descentralizando as decisões leva à consciência critica, criando e desenvolvendo instâncias coletivas mas é necessários estarmos atentos quanto a não participação coletiva neste processo ocasionando grandes conflitos dentro e fora das comunidades escolares. É necessário sempre estabelecermos uma conexão com todo o que almejamos alcançar dentro de perspectivas construídas com a participação democrática de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário