sexta-feira, 1 de abril de 2011

Professor Itinerante: Um Instrumento a Favor da Educação Inclusiva
Este painel tem como objetivo expor a proposta de trabalho dos Professores Itinerantes do Centro de Apoio Multiprofissional à Educação, do município de Suzano (SP), que tem como uma de suas diretrizes a Educação Inclusiva. Essa equipe de itinerantes, desde outubro de 2005, vem se estruturando e construindo seu trabalho, no mesmo sentido de provocar e fortalecer as desejadas transformações da rede municipal de ensino, dentro da perspectiva da inclusão. Entre seus objetivos, os principais estão:
• Co-elaborar o Plano Educacional de Apoio;
• Desenvolver ação articulada com os professores das classes comum especial da rede municipal de ensino;
• Fazer o atendimento especializado nas salas de apoio e de recursos;
• Participar da formação dos demais profissionais da rede;
• Orientar às famílias.
Entre as ações realizadas por esses profissionais estão o atendimento nas salas de apoio ou recursos; o desenvolvimento de ações articuladas com os professores das classes comuns, como a participação em HTPC´s; orientação familiar e constribuição ao Grupo de Estudo e Pesquisa de Apoio à Familia, além de participar das ações articuladas entre as secretarias municipais, que são iniciais, mas tem apontado para a construção de futuros projetos e parcerias.
Este trabalho está sendo disponibilizado como uma das formas de apoio possíveis no sentido de viabilizar caminhos para responsabilizar a todos na construção de uma escola inclusiva.
O trabalho do professor itinerante contribui na construção de um caminho que favorece a inclusão educacional de qualidade. Atua na perspectiva de valorizar o potencial de cada aluno, promovendo, assim, um ambiente educacional menos segregador e colocando em prática a atual legislação.



Equipe de Professores Itinerantes
Alexandra Toledo, Anderson Vidal, Christianne Nery, Denise Pires, Fujie Matsumura,Giane Feital,
Katia Cibas, Luciana de Souza,Tatiana Ashino Valdirene Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário