sábado, 20 de outubro de 2012


NOTÍCIAS

TERMO DE COOPERAÇÃO FORMALIZA SALA DE AULA EM HOSPITAL INFANTIL


Natal, 22/10/10 - Um importante passo para garantir o direito das crianças e adolescentes potiguares à educação será dado na abertura do Seminário Classe Hospitalar, que acontece em Natal nos dias 4 e 5 de novembro, graças à assinatura de termo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Infantil Varela Santiago. A parceria formaliza o funcionamento de uma sala de aula que atende crianças internadas na unidade de saúde. Essa é a primeira classe hospitalar da capital potiguar.

De acordo com a Defensora Pública Federal Elisângela Santos de Moura, a participação da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Norte (DPU/RN) foi fundamental para implantar a classe hospitalar. O termo de cooperação visa assegurar a continuidade da educação pública e gratuita no ambiente hospitalar. Segundo a pedagoga Christianne Néry, coordenadora do projeto no Hospital Varela Santiago, 200 crianças internadas para tratamento de doenças como câncer e leucemia foram atendidas entre abril e setembro deste ano. A equipe conta com três professores em regime de dedicação integral.

Seminário

A Defensora Elisângela Santos de Moura é a representante da DPU/RN no CIRADS (Comitê Interinstitucional de Resolução Administrativa de Demandas da Saúde), entidade que organiza o Seminário Classe Hospitalar. O objetivo do evento, que terá a participação de educadores, gestores públicos e autoridades de todo o país, é incentivar a troca de experiências e estimular a disseminação das classes hospitalares no estado. “Queremos que as autoridades se sensibilizem e cumpram o seu papel, que é o de levar o ensino a todas as crianças, mesmo às que se encontrem doentes ou internadas”, declarou.

O CIRADS é um acordo de cooperação técnica entre diversas Instituições, entre elas a DPU/RN, que visa solucionar, administrativamente, as demandas envolvendo o cidadão e o Sistema Único de Saúde (SUS). Participam ainda a Procuradoria da União no Estado do Rio Grande do Norte (PU/RN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE/RN), a Procuradoria Geral do Município do Natal (PGMN/RN), além das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde.

Comunicação Social DPGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário