sábado, 18 de abril de 2015

PEDAGOGIA X PEDAGOGO





Comenius, em seus estudos demonstra nitidamente a sua preocupação entre o saber ensinar, como ensinar e para quem ensinar. São os três pilares da educação nos tempos atuais, mas estas teorias só foram possíveis de serem observadas devido aos primeiros estudos propostos por este grande teórico. Ele foi um pesquisador além de seu tempo, vivenciando um período de transição entre a idade média e a moderna. Conseguiu com precisão traduzir para o cenário educacional as mudanças políticas, econômicas e sociais da sua época e observou que a escola deve despertar nas pessoas o prazer pelo estudo, pelo conhecimento, pela vida levando-se a felicidade. 
Partiu ainda do pressuposto que Pedagogia e Teologia não poderiam se separar uma da outra, visto que a educação deve conduzir a piedade e, por extensão, ao verdadeiro conhecimento de Deus.  Para ele a educação é a salvação comum do gênero humano instruída pelo educador. Nota-se que a Pedagogia viria a ser uma disciplina voltada para a humanização, com princípios a serem seguidos e tendo Deus como o detentor de todo o conhecimento.
Costa fundamenta em seus estudos que a definição do conceito de pedagogia passa pelo entendimento de dois outros componentes do ato educativo o primeiro trata-se da transmissão de informações para que sejam armazenadas e transformadas em conhecimento. O segundo é a didática que é a adequação entre os meios e os fins escolhidos para o ato educativo. Trata-se da razão instrumental que norteia esse processo, e tem uma importância enorme para a eficiência da transmissão de conhecimento. Com base nisso, a didática está intrinsecamente ligada à pedagogia, já que depende substancialmente das normas e métodos para aplicar esse saber especial.
Para Teixeira Pedagogia é o conjunto sistemático de conhecimentos sobre o fenômeno educativo. O objetivo do estudo da Pedagogia é “o fenômeno educativo”  que por ela é investigado em suas múltiplas facetas e dimensões, em suas manifestações no tempo e no espaço e em suas relações com os demais fenômenos.
Atualmente é importante destacar que o conceito ampliado de pedagogia, como campo do conhecimento sobre e na educação, embora concebido a partir da educação escolar, apresenta-se com possibilidade de facilitar não apenas a interpretação e intervenção dos processos educativos que ocorrem na escola, mas também daqueles que ocorrem em espaços não-escolares salienta Pinto.
Em wikipédia pedagogo é o profissional que aplica a Pedagogia, no campo das ciências humanas. A área de estudo do pedagogo são as ciências da Educação. Sua habilitação para o trabalho se dá através de curso superior em Pedagogia. Os pedagogos podem ser generalistas ou especializados em alguma área. Ele precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo e capaz de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional.
Para Ramal, nas escolas e universidades, o pedagogo (neste caso identificado também com o professor) começa a assumir um novo perfil.  A tecnologia não permite que se sustentem mais o mestre-transmissor de conteúdos - isso pode ser feito, a partir de agora, por softwares interativos mais completos, abrangentes e dinâmicos.
            Cabe ao novo professor atuar de forma mais consciente, como uma espécie de arquiteto cognitivo, projetando os caminhos que os estudantes deverão percorrer na grande rede Curricular. Segundo ainda esta autora, o Pedagogo precisa ser um dinamizador de grupos, responsável não mais por formar alunos isoladamente, mas por constituir comunidades de aprendizagem capazes de desenvolver projetos em conjunto, se comunicar e aprender colaborativamente. Também fora dos âmbitos estritamente acadêmicos, o pedagogo assume novas funções. 
Ainda observa que num momento em que tantas dúvidas ainda pairam sobre questões que derivam dessa sociedade em que o conhecimento não cessa de ser gerado e modificado, o pedagogo tem ainda uma importante missão ao impregnar todo o seu trabalho de valores humanistas.  Embora esta não seja uma prerrogativa do pedagogo, será decisiva a sua ação no plano de uma educação para a ética, colaborando na formação de pessoas comprometidas com a promoção da dignidade humana e o bem-estar social e comunitário.
Assim podemos observar que:

·                     Pedagogia (paidagogia) É a arte de instruir, ensinar e educar; implica metodologias, isto é, necessário dominar e ter conhecimento do método para ter habilidade para concretizá-lo.

·                     Pedagogo (paidagogós) Exerce a pedagogia ocupando-se dos métodos de educação e ensino numa perspectiva de aperfeiçoar através de críticas positivas.





Para Ramal, nas escolas e universidades, o pedagogo (neste caso identificado também com o professor) começa a assumir um novo perfil.  A tecnologia não permite que se sustentem mais o mestre-transmissor de conteúdos - isso pode ser feito, a partir de agora, por softwares interativos mais completos, abrangentes e dinâmicos.
            Cabe ao novo professor atuar de forma mais consciente, como uma espécie de arquiteto cognitivo, projetando os caminhos que os estudantes deverão percorrer na grande rede Curricular. Segundo ainda esta autora, o Pedagogo precisa ser um dinamizador de grupos, responsável não mais por formar alunos isoladamente, mas por constituir comunidades de aprendizagem capazes de desenvolver projetos em conjunto, se comunicar e aprender colaborativamente. Também fora dos âmbitos estritamente acadêmicos, o pedagogo assume novas funções. 
Ainda observa que num momento em que tantas dúvidas ainda pairam sobre questões que derivam dessa sociedade em que o conhecimento não cessa de ser gerado e modificado, o pedagogo tem ainda uma importante missão ao impregnar todo o seu trabalho de valores humanistas.  Embora esta não seja uma prerrogativa do pedagogo, será decisiva a sua ação no plano de uma educação para a ética, colaborando na formação de pessoas comprometidas com a promoção da dignidade humana e o bem-estar social e comunitário.
Assim podemos observar que:

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